

Alergias Alimentares

A alergia alimentar é uma reação alérgica a algum componente presente num determinado alimento e, em geral, está ligada à herança genética. Assim, pais alérgicos têm maiores chances de terem filhos que também tenham esse problema, o qual costuma aparecer na infância. Contudo, também há a possibilidade de surgir apenas na vida adulta.
Atualmente, os casos mais comuns de alergia alimentar estão ligados ao leite, ovo, amendoim, soja, trigo, glúten, peixes, nozes e mariscos, como camarão e caranguejo, pois são eles contêm proteínas que podem reagir com o organismo e provocar uma resposta imediata do sistema imunológico.
Pessoas com manifestações de alergia na pele devem estar atentas a alimentos que podem piorar os sintomas de vermelhidão e coceira, como:
- Frutas: abacate, abacaxi, banana, frutas cítricas como laranja e kiwi, frutos secos e morango;
- Vegetais: cebola, berinjela, espinafre, pimentão e tomate;
- Cereais: feijões, milho, aveia, soja;
- Carnes e peixes: arenque, atum, cavala, mariscos, salmão, salame e carne de porco;
- Outros: ovo, chocolate, cerveja, vinho e álcool em geral.
Deve-se observar se a ingestão desses alimentos causa piora dos sintomas de alergia, sendo importante também conversar com o médico alergologista para avaliar se existe necessidade de evitar o consumo de algum deles.
O tratamento da alergia alimentar deve ser sempre feito com acompanhamento médico e nutricionista, para que o alimento causador da alergia possa ser corretamente identificado e a pessoa possa ter uma dieta adequada, sem que existam deficiências nutricionais. Pode ser recomendado:
- Exclusão do consumo dos alimentos que causam alergia;
- Uso de medicamentos anti-histamínicos;
- Uso de medicamentos corticoides para aliviar os sintomas;
- No caso de reações alérgicas graves, como o choque anafilático, por exemplo, pode ser recomendado injeção de adrenalina (caneta auto-injetora de adrenalina).
É importante também que, no caso de sintomas graves de alergia, a pessoa vá ao pronto-socorro mais próximo para que possíveis complicações sejam evitadas.
Viver com uma alergia alimentar pode não ser fácil, porém existem alguns cuidados e dicas que facilitam e que evitam o surgimento da alergia.