Imunoterapia para Alergia (Vacinas)
Os medicamentos disponíveis para alergia são, geralmente, muito eficazes. Porém, eles não curam pessoas de alergias. A imunoterapia alérgica é a modalidade de tratamento mais próxima que temos para uma “cura” para a alergia, reduzindo a gravidade dos sintomas e a necessidade de medicação para muitos pacientes alérgicos.
A imunoterapia alérgena envolve a administração regular de doses gradualmente crescentes de extratos contendo alérgenos ao longo de um período de anos. A imunoterapia pode ser dada aos pacientes como injeção ou gotas na língua (sublingual).
A imunoterapia alérgena muda a forma como o sistema imunológico reage aos alérgenos, “desligando” a alergia. O resultado é que você se torna imune aos alérgenos, de modo que você pode tolerá-los com menos ou nenhum sintoma.
A imunoterapia alérgena não é, no entanto, uma forma rápida de tratamento. Recomenda-se que a imunoterapia alérgica seja continuada por cerca de 3-5 anos, para reduzir a probabilidade de que suas alergias retornem. Enquanto se submete à imunoterapia alérgena, você ainda pode usar seus medicamentos para alergia e deve continuar seus medicamentos para asma ao mesmo tempo da maneira usual. É importante notar que a imunoterapia alérgena só deve ser iniciada por um médico totalmente treinado em alergia.
A imunoterapia alérgena é recomendada para o tratamento de rinite alérgica, Asma, alergia a picada de insetos e Dermatite Atópica. O tratamento é recomendado quando:
- Os sintomas são graves;
- A causa é difícil de evitar, como ácaros;
- Medicamentos não ajudam ou causam efeitos colaterais adversos
- As pessoas preferem não usar medicamentos.
A melhora com a imunoterapia alérgena não ocorre imediatamente. Geralmente requer pelo menos 4-5 meses antes que os sintomas melhorem, às vezes mais. Se você está fazendo tratamento por causa da rinite alérgica você geralmente verá melhora logo na primeira estação de inverno.
Injeções de alergia são uma maneira extremamente boa de tratar alergias. Eles também podem prevenir o desenvolvimento de novas alergias, e em crianças podem evitar que a rinite alérgica se transforme em asma.
Eles são eficazes no tratamento da asma alérgica e podem aliviar reações alérgicas que levam a episódios de asma. Esses benefícios podem aumentar a respiração e diminuir a necessidade de pessoas com asma tomarem medicação para asma.