Alergias Medicamentosas
Trata-se de uma reação adversa a algum medicamento, não intencional e indesejada, quando utilizado de acordo com as doses terapêuticas.
As reações adversas a medicamentos podem ser PREVISÍVEIS (ocorrem em qualquer indivíduo e são relacionadas à ação farmacológica da droga, que pode ter como base a toxicidade da substância, interação com outras drogas, efeitos colaterais ou indiretos), ou IMPREVISÍVEIS (incomuns e não são relacionadas a ação farmacológica da droga, mas sim à resposta individual de cada um, baseadas em deficiências genéticas ou resposta imunológica, que podem ser desde uma intolerância medicamentosa, até uma reação alérgica, dentre outros).
As reações a medicamentos, na sua maioria, não são provocadas por mecanismos imunológicos, consideradas portanto como reações de não alérgicas. A reação adversa a medicamentos é adquirida. É possível nunca ter sido alérgico a um medicamento e, de repente, se tornar. Pacientes atópicos (com asma, rinite e/ou dermatiteatópica) podem apresentar reações mais graves.
Os fármacos que mais provocam reações adversas são os antibióticos e os anti-inflamatórios não esteroidais.
A alergia medicamentosa ocorre quando há envolvimento do sistema imunológico, que interpreta o medicamento como uma substância que causará algum dano ao corpo e o ataca. Na primeira vez que isso ocorre, um anticorpo específico é acionado, a partir da segunda exposição haverá uma manifestação clínica.
As reações alérgicas podem ser imediatas (30 minutos até 2 horas após a administração da droga) ou tardias (48 horas após a administração da droga).
Caso você tome um medicamento e apresente sinais de alergia, procure uma ajuda médica o mais rápido possível.
Se você está com alguém que está sofrendo uma anafilaxia, o primeiro passo é ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no número 192.
Enquanto a ajuda não chega, coloque a pessoa em uma posição confortável e eleve suas pernas. Não se esqueça de relatar ao médico da emergência que medidas você tomou quando ele chegar ao local.
Os testes para detecção de alergia a medicamentos não mostram eficácia e especificidade para todos os fármacos. A maioria das reações a drogas não é dependente de mecanismo IgE mediada, portanto não respondem a um teste alérgico. Muitas reações imunológicas são provocadas por metabólitos e não pela droga principal. Estes metabólitos são de difícil identificação.
A medida mais importante é o afastamento do medicamento suspeito. Alguns medicamentos podem ser usados para aliviar os sintomas persistentes da alergia. Entre eles estão os Anti-histamínicos, Corticosteroides e broncodilatadores.
O maior cuidado ao se ter uma alergia medicamentosa é evitar o remédio que causa essa reação.
Algumas atitudes que ajudam isso são:
- Informe sua alergia a todos os profissionais de saúde. Em consultas médicas, sempre avise os especialista a qual princípio ativo você é alérgico, para que ele possa receitar medicamentos sem relação com eles;
- Use um bracelete ou documento avisando sobre sua alergia. Isso irá ajudar os profissionais de saúde que o atenderem em uma emergência;
- Caso você tenha propensão a ter reações anafiláticas, seu médico provavelmente receitará epinefrina de emergência, que normalmente é auto-aplicável. Ande sempre com ela e, quando começar a sentir os sintomas, aplique-a e procure um serviço de emergência o mais rápido possível.