Rinite Alérgica
Dermatophagoides pteronyssinus – uma das espécies de ácaro do nosso ambiente.
Doutor, eu vivo “gripado”!
Tenho uma coceira no nariz que não acaba nunca!
Quando acordo, dou vários espirros para começar meu dia.
Sem dúvida, uma das doenças alérgicas mais frequentes no consultório do Alergologista.
A Rinite Alérgica faz parte de um grande grupo de doenças pertencentes ao grupo das RINITES. Rinite significa inflamação nas narinas. Essa inflamação pode ser causada por vários motivos: medicamentos, infecções, hormônios e ALERGIA. A Rinite Alérgica é a principal causa de Rinite crônica, isto é, aquela que persiste por bastante tempo.
Alergia é uma sensibilidade exagerada a algum componente. E no caso da Rinite Alérgica, esse componente está localizado em nosso ambiente. O principal “vilão” nesse caso são os ácaros. São insetos microscópicos que vivem se alimentando de restos de pele que nós, humanos, descamamos durante o dia. Estes restos de pele ficam acumulados na poeira do ambiente. Portanto, em teoria, não temos alergia a poeira. E sim aos ácaros que vivem na poeira se alimentando.
Os principais sintomas da Rinite Alérgica são: espirros, coriza (secreção nasal), prurido nasal (coceira no nariz) e obstrução nasal. Esses sintomas podem estar presente esporadicamente ou na maior parte dos dias.
O importante, é que existem vários tratamentos para controlar essa doença. De maneira que o objetivo final é sempre melhorar os sintomas e a qualidade de vida do paciente. Procure sempre seu Alergologista para tratar adequadamente sua Rinite Alérgica.